quarta-feira, 23 de junho de 2010

Apale apresenta pesquisa de satisfação ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte


A Associação Permissionários Auto Lotação Esteio – Apale apresentou hoje (23), os dados da Pesquisa de Satisfação em reunião do Conselho Municipal do Trânsito e Transporte. Dados apontam que o transporte coletivo de Esteio, na opinião dos usuários, melhorou nos últimos cinco anos; que o atual sistema deve ser mantido com melhorias e os usuários possuem uma expectativa acima da média de satisfação dos serviços. A Apale contratou o Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos para a realização do trabalho. Os relatórios foram entregues à Apale pelo professor mestre Marcelo Jacques Fonseca, que coordena o IPM-Unisinos. O presidente da Apale, Hélio Antônio Machado Rosa disponibilizou ao Secretário de Segurança, Arno Leonhardt os dados da pesquisa para que possam orientar as política públicas do setor em Esteio.
Segundo os dados da pesquisa 74% dos usuários acreditam que o transporte melhorou nos últimos cinco anos, ou seja, desde o início da operação do Consórcio Operacional Esteio (COE), criado em 2005. Da população esteiense que utiliza o transporte público regularmente, 60% opinam pela manutenção do consórcio, que deve ser incentivado a oferecer melhorias aos usuários. Na soma entre os indiferentes, daqueles que querem que a situação fique como está e aqueles que defendem a manutenção com melhorias contempla 88% dos usuários regulares do transporte público de Esteio.


A pesquisa aferiu o grau de satisfação dos usuários do transporte coletivo de Esteio nos meses de maio e junho de 2010. O IPM-Unisinos desenvolveu o trabalho com base em uma estrutura conceitual consolidada acerca do tema satisfação de clientes, bem como a partir de procedimentos metodológicos amplamente utilizados em outras importantes pesquisas em nível nacional e internacional. O método inaugura uma nova forma de medir a satisfação do usuário e, segundo Marcelo, é importante destacar que esses resultados não devem ser comparados com anteriores, pois se trata de processos metodológicos rigorosamente distintos. “Inauguramos a utilização de uma escala intervalar de cinco pontos em que o primeiro corresponde ao Totalmente insatisfeito (0%); o segundo ao Insatisfeito (25%); o terceiro ao Nem Satisfeito, Nem Insatisfeito (50%); o quarto ao Satisfeito (25%) e o quinto ao Totalmente Satisfeito (100%)”, explica Marcelo. Foram entrevistadas 409 pessoas que utilizam o transporte coletivo regularmente, selecionadas por quotas de sexo e idade com base nos dados do IBGE da cidade e distribuídos pelos diferentes itinerários.

O novo método aponta um índice de satisfação de 55,5%. Na mesma pesquisa foi mantida uma das questões com referência à antiga metodologia com escalas de 1 a 10. A nota atribuída a satisfação em ser cliente do COE foi de 69%. O presidente da Apale, Hélio Antônio Machado Rosa, destacou que a nova metodologia apresentada pelo IPM-Unisinos constitui uma ferramenta capaz de mensurar com mais precisão a expectativa dos usuários do transporte coletivo na cidade.

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